Festival Brasileiro de Filmes de Aventura, Turismo e Sustentabilidade

REGRAS

Saiba como inscrever seu filme para participar do FATU.

Como participar da mostra competitiva do FATU – XI Festival Brasileiro de Filmes de Aventura, Turismo e Sustentabilidade, que está na décima primeira edição.

Poderão participar filmes curtas, médias e longas metragens, amadores e profissionais.

São cinco categorias para melhor filme: Profissional, Amador, Série para TV, Animação, e Juvenil-Escolas (apenas para escolas convidadas).

REGULAMENTO 2016

1.- DATA E LOCAL
Art. 1º – O XI Festival Brasileiro de Filmes de Aventura, Turismo e Sustentabilidade se realizará na Estância Turística de Joanópolis, São Paulo, no período de 8 a 22 de Novembro de 2015. As exibições serão na Casa da Cultura, que opera o Cine Santa Rita, na esquina da Praça Central Padre Domingos Segurado.

2.- DA FINALIDADE
Art. 2º – O XI Festival Brasileiro de Filmes de Aventura, Turismo e Sustentabilidade tem a finalidade de divulgar e exibir obras audiovisuais, curta, média e longa metragens, documentários, animações, reality show, programas jornalísticos e experimentais, com temática de aventura, turismo e ecologia, produzidas em qualquer parte do mundo, desde que legendadas ou faladas na Língua Portuguesa. Cada participante poderá inscrever até três trabalhos, inéditos ou não. Para garantir maior acessibilidade os filmes deverão ser preferencialmente legendados em português, mesmo quando falados em português.

3.- DA INSCRIÇÃO
Art. 3º – Estão aptos a se inscrever os filmes produzidos em vídeo digital, em qualquer formato, com duração máxima de 130 minutos.
Art. 4º – As inscrições estão abertas no período de 1 de março a 31 de julho de 2015 através de preenchimento de formulário próprio a disposição dos interessados no site e com envio do seguinte material:

a- Cópia do filme inscrito para análise de conteúdo, , preferencialmente no formato de vídeo AVI, MOV, MPG, WMV, compatível com players digitais como quicktime, VLC ou Windows Media Player, gravado em DVD, Bluray ou pen drive.

b- Após aprovação do filme, envio de cópia do mesmo filme em alta resolução preferencialmente, caso não tenha sido enviado neste formato para análise. O arquivo deve ser em formato codec H264, MOV ou AVI, ou outro formato popular de vídeo digital, gravado em disco Bluray, DVD, pen Drive, ou em HDD.

c- Cartazes e fotos do filme e dos realizadores, para produção gráfica do catálogo e divulgação, preferencialmente digitalizados em boa qualidade.

Parágrafo Único: Após aceitação da inscrição, para confirmação da participação é indispensável a entrega do material acima especificado, ou por postagem por Sedex com data até 31 de Julho.

4 – ENDEREÇO PARA ENVIO:
Via Sedex ou Similar:
XI FATU – Festival Brasileiro de Filmes de Aventura, Turismo e Sustentabilidade
Aventuras Produções e Edições Educativas Ltda.
Rua Ubajara, 57 – 3 – Vila Aparecida – Bragança Paulista – SP – CEP:12912-560 Tel. 11-4539.3179
11-96006191
11-9572.7154

5 – INFORMAÇÕES:

Sites na Internet:

www.fatu.com.br

www.aventura.com.br

e-mail de contato:
aventura@aventura.com.br

Skype: vera.sanada

Art. 5º – Os filmes e vídeos inscritos não serão devolvidos, as fitas serão arquivadas no acervo do AVENTURAcomBR para posterior doação, veiculação em mostras deste gênero, sob prévia de aviso ao produtor.

Parágrafo Único: Os filmes submetidos ao acervo do AVENTURAcomBR poderão, a critério dos organizadores, ser utilizadas em mostras culturais, de aventura e turismo em eventos nacionais ou internacionais ou entidades afins, sempre sem fins lucrativos, com prévia de aviso ao produtor.

Art. 6º – Os produtores e realizadores das obras serão informados da exibição e divulgados no site www.aventura.com.br e www.fatu.com.br

Art. 7º – A Coordenação do Festival Brasileiro de Filmes de Aventura, Turismo e Sustentabilidade se reserva o direito de convidar diretores e filmes que possam contribuir para a qualidade do evento.

6.- DA PREMIAÇÃO
Art 8o – Os participantes podem escolher participarem de cinco categorias para Melhor Filme: Profissional, Amador, Série para TV, Animação e Juvenil Escola.
Todos participantes concorrem ao Troféu Audiovisual FATU, nas categorias:

  • Melhor Filme
  • Melhor Filme Amador
  • Melhor Vídeo Reportagem
  • Melhor Filme Juvenil-Escola
  • Melhor Diretor
  • Melhor Roteiro
  • Melhor Montagem (Edição)
  • Melhor Trilha Sonora
  • Melhor Fotografia
  • Melhor Animação
  • Melhor Filme Juri Popular
  • Melhor Filme Juvenil-Escola Júri Popular

Parágrafo Primeiro: Serão admitidos outros prêmios e menções honrosas oferecidos por instituições nacionais ou internacionais desde que previamente aprovados pela organização do evento sendo a escolha e a entrega dos mesmos de responsabilidade das instituições que os proporem.

7.- DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E FINAIS
Art. 9º – A organização do Festival reserva-se ao direito de exibição, sem ônus, em cinema e televisão, de extrato da obra selecionada para efeito de divulgação do evento.
Art. 10º – A Comissão Organizadora do evento não se responsabilizará por imagens e/ou músicas de terceiros utilizadas nos trabalhos inscritos, sendo que todo e qualquer ônus por problemas de direitos autorais recairão exclusivamente sobre o produtor/realizador do vídeo.
Art. 11º – As obras participantes poderão ser exibidas em outras etapas do festival FATU ou em mostras FATU no Brasil ou exterior, com prévia de aviso ao produtor.

Compartilhe! Share!

3 Comments

  1. Gostaria de saber se na categoria amador, posso enviar um filme do ano de 2008 e se o mesmo pode ser em formato de DVD mesmo? Ele é em lingua portuguesa, é preciso ainda assim a legenda?

    • Olá, sim o filme pode ser inscrito como amador, a legenda é apenas para facilitar os espectadores com deficiência auditiva, não sendo obrigatória.

  2. tenho uma ideia

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie aqui 728×90