Festival Brasileiro de Filmes de Aventura, Turismo e Sustentabilidade

O FATU

O Primeiro com Temas Aventura, Turismo e Sustentabilidade, desde 2004.

O FATU é o primeiro e único festival de filmes brasileiro especializado nos temas Aventura, Turismo e Sustentabilidade, que atinge público de todas as classes sociais. Público nacional que viaja e consome produtos de moda, conforto e tecnologia.

O festival nasceu em 2004 no prédio da Bienal do Ibirapuera, e em 2007 migrou para a Cidade de Socorro, SP, importante pólo de esportes de Aventura a 100km da capital. Em 2011 o FATU acontecerá também em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul.
Com visibilidade internacional, de 2006 a 2008 o FATU participou como Mostra Internacional convidada em diversas cidades do Japão e segue participando de projetos semelhantes.

Em 2013, em busca de expansão internacional, o FATU migra para Paraty, no Rio de Janeiro, cidade que sempre teve uma relação íntima com o cinema, e com os esportes de aventura e o ecoturismo. Assim o festival se instala definitivamente entre as montanhas e mar.

Como parte das atividades do Festival acontece uma oficina de vídeo digital, onde pessoas aprendem gratuitamente a fazer filmes digitais, com aulas práticas e teóricas. Cada equipe participante finalizará um filme para apresentar no último dia do festival. Estes filmes serão assistidos pelo público do festival e os jurados premiarão o melhor filme. Além disto, alunos de escolas de todo Brasil participam com produções na categoria Juvenil Escola. O FATU premia 12 categorias.

AÇÕES LOCAIS: este é um dos únicos, senão o único, festival brasileiro no qual a comunidade é treinada, produz filmes, e participa da mostra competitiva, na categoria juvenil-escolas. Para isto as escolas da cidade são convidadas e participam gratuitamente.

AÇÕES NACIONAIS: Ponto de Encontro da Produção Audiovisual Brasileira destes Temas, Aventura, Turismo e Sustentabilidade. Desde a primeira edição o FATU convida os diretores, produtores, atores e personagens dos filmes a participarem de debates, oficinas e eventos paralelos a exibição de seus filmes, proporcionando um ambiente para troca de informações, técnicas, e intercâmbio profissional. Pessoas do público, com profissionais de diversas áreas, estudantes e interessados nos temas do FATU também participam destas atividades gratuitamente.

AÇÕES INTERNACIONAIS: A cada edição um país é convidado para participar, exibindo seus filmes dos temas do festival, e assim polinizando boas ideias e abrindo caminho para co-produções internacionais.

OBJETIVOS

  • Realizar o Festival de Filmes de Aventura, Turismo e Sustentabilidade para exibição de obras nacionais e convidadas estrangeiras de produtores profissionais e amadores, e de obras de escolas, com equipes de alunos de 12 a 17 anos. O festival tem foco nacional nas comunidades locais, mas abrangência e repercussão internacional. Com isto o FATU incentiva o turismo nacional.
  • Fomentar a produção de novos filmes de Aventura, Turismo e Sustentabilidade, amadores e profissionais. Ajudar a abrir o mercado de televisão e cinema para estas produções.
  • Incentivar a criação e fortalecimento da classe de profissionais de cinema de Aventura, Turismo e Sustentabilidade, e a distribuição de seus filmes no Brasil e no exterior, mostrando os diversos aspectos do nosso país que é quase um continente.
  • Formar novos profissionais na área, através de oficinas de vídeo digital, especialmente para escolas e entidades, formando pessoas das comunidades para produção de filmes digitais e trabalho com audiovisual, contribuindo assim para fixação do homem em sua região.
  • Promover o contato dos cineastas destes gêneros com o público brasileiro através de debates e eventos durante o festival.
  • Ajudar as comunidades brasileiras a desenvolver turismo sustentável, dando a elas bons exemplos através dos filmes de Aventura, Turismo e Sustentabilidade, polinizando boas idéias aplicadas em outras regiões do Brasil e do Mundo. E dando exposição exibindo suas atrações através dos filmes.

DINÂMICA DO EVENTO

  • O Festival acontece anualmente, emParaty – RJ, na praça matriz da cidade histórica.
  • O FATU faz parte do Guia Kinoforum de cinema, e profissionais de várias partes do Brasil, fazem a inscrição para participar através do site www.fatu.com.br.
  • Filmes podem ser inscritos como: Profissional Independente, Vídeo Reportagem para TV, Séreie para TV, Amador, Amador Juvenil (Escolas) e Animações.
  • Serão selecionados até 50 filmes para concorrer pelas categorias: Melhor Filme, Direção, Fotografia, Edição (montagem), Trilha Sonora, Roteiro, Júri Popular, Menção Honrosa, Série para TV, Melhor Filme Amador, Melhor Filme Juvenil e Menção Honrosa Juvenil. São 12 prêmios, troféus e todos os participantes recebem certificado de participação.
  • Diretores e Produtores de diferentes  estados do Brasil participam do festival.
  • O evento inicia na segunda-feira com coquetel de abertura e clipe de apresentação; de terça a sábado são exibidos os filmes selecionados; e no domingo acontece a premiação.
  • A seleção é feita por três jurados convidados de diferentes setores cinematográficos.
  • O Festival é produzido desde 2004 por www.aventura.com.br.

 

Compartilhe! Share!

2 Comments

  1. Olá! As incrições do FATU 2014 foram até 31 de junho do ano passado? OU será 31 de junho desse ano? Gostaria de inscrever 2 docs. Obrigada!

    • Olá Marina, até 31 de junho de 2014, já estamos recebendo inscrições. Boa sorte!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie aqui 728×90