Festival Brasileiro de Filmes de Aventura, Turismo e Sustentabilidade

AÇÃO SOCIAL

Oficinas de Vídeo para Escolas Locais Competindo  Nacionalmente na Categoria Juvenil-Escola.

No Brasil a cada 3 dias tem início um festival de cinema. O FATU é o único festival de cinema brasileiro que forma público jovem através das oficinas de vídeo especiais, onde alunos da rede municipal e estadual, montam equipes e produzem eles mesmos filmes em suas comunidades, sobre temas do FATU. Através de concurso de roteiros (redação) para toda rede educacional da Grande São Paulo, dez escolas serão selecionadas para receber a Oficina de Vídeo gratuita e participar com seus filmes.

Matéria na EPTV, sucursal da Rede Globo, sobre o FATU etapa em Brotas-SP, 2011: 

A diferença principal é que estes filmes da categoria Infanto-Juvenil são exibidos na grade normal de programação do Festival, junto com as demais produções profissionais e amadoras. Estes filmes produzidos pelos jovens da região concorrem entre si pelos prêmios de Melhor Filme Juvenil-Escola, e Melhor Filme Juvenil-Escola do Júri Popular.

Os alunos, ao realizarem um filme, não tem apenas a iniciação a uma profissão, mas exercitam o que sabem de português, artes, geografia, história e outras matérias. E ao trabalharem em equipe, do início ao fim do projeto, aprendem sobre ética, eficiência, economia, liderança, negociação e responsabilidade. Outro bônus das Oficinas de Vídeo do FATU são colocar as escolas em contato mais direto com a comunidade ao seu redor, e os alunos com os pontos turísticos, comércio e empresários de sua cidade.

Cada Mostra FATU, nas cinco regiões do Brasil, também recebem a Oficina de Vídeo, e assim 600 alunos produzem filmes sobre aventura, turismo e sustentabilidade em suas comunidades, que são depois exibidos nas demais cidades do circuito e disponibilizados na internet.

 

Compartilhe! Share!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie aqui 728×90