Festival Brasileiro de Filmes de Aventura, Turismo e Sustentabilidade

468×60 top

Convite para evento de lançamento IX FATU e ENBLOG 2.0 em Paraty, RJ.

Em Paraty, dia 13 de Julho às 20 horas, no Salão nobre da Câmara de Vereadores de Paraty, no Centro Histórico.
Logo IX FATU

FATU é o primeiro evento audiovisual dedicado aos temas Aventura, Turismo e Sustentabilidade, sendo produzido desde 2004.

Em 2013, em sua nona edição, o FATU – Festival Brasileiro de Filmes de Aventura, Turismo e Sustentabilidade, entra em nova fase, em busca de expansão internacional. E para isto migra para a cidade que é sinônimo de turismo no Brasil, a encantadora Paraty, no litoral do Rio de Janeiro.

FATU atinge público de todas as classes sociais. Público nacional que viaja e consome produtos de moda, conforto e tecnologia.

A escolha de Paraty é a mais natural possível, pois a região é uma das mais belas do continente, pólo de esportes de aventura e de ecoturismo, além das tradições caiçaras e náuticas. E a cidade sempre teve uma relação íntima com o cinema brasileiro. Agora o festival se instala entre as montanhas e mar.

Para ser verdadeiramente sustentável o festival é Carbono Zero, ou seja, compensa as emissões geradas em sua produção. Mas não é só isto que torna um festival verdadeiramente sustentável. Ele tem que nascer de dentro, ser do povo, e depois tomar dimensões internacionais.

AÇÕES LOCAIS:  Este é um dos únicos, senão o único, festival brasileiro no qual a juventude da comunidade é treinada, produz filmes, e participa da mostra competitiva, na categoria juvenil-escolas. Para isto as escolas da cidade são convidadas e participam gratuitamente.

AÇÕES NACIONAIS: O FATU é o Ponto de Encontro da Produção Audiovisual Brasileira destes Temas, Aventura, Turismo e Sustentabilidade. Desde a primeira edição o FATU convida os diretores, produtores, atores e personagens dos filmes a participarem de debates, oficinas e eventos paralelos a exibição de seus filmes, proporcionando um ambiente para troca de informações, técnicas, e intercâmbio profissional. Pessoas do público, como profissionais de diversas áreas, estudantes e interessados nos temas do FATU também participam destas atividades gratuitamente. Não apenas gente do cinema, mas também da TV. O Globo Repórter, SBT Repórter, Repórter Record já tiveram produções premiadas no FATU. São 12 categorias que recebem o troféu FATU.

AÇÕES INTERNACIONAIS: A cada edição um país é convidado para participar, exibindo seus filmes dos temas do festival, e assim polinizando boas ideias e abrindo caminho para co-produções internacionais.

OBJETIVOS: Incentivar o turismo nacional; fomentar a produção de novos filmes de Aventura, Turismo e Sustentabilidade, amadores e profissionais; formar novos profissionais na área; promover o contato dos cineastas destes gêneros com o público brasileiro; ajudar as comunidades brasileiras a desenvolver turismo sustentável,  dando a elas bons exemplos através dos filmes de Aventura, Turismo e Sustentabilidade, polinizando boas ideias aplicadas em outras regiões do Brasil e do Mundo.

ENBLOG 2.0 – Segundo ENcontro Nacional de BLOGueiros de Turismo, Sustentabilidade e Aventura: Mais do que exibição de filmes, o FATU é projetado para ser um verdadeiro festival de turismo brasileiro. Para isto, além da exibição e ações audiovisuais, acontece paralelamente a segunda edição do Encontro Nacional de BLOGueiros, o ENBLOG 2.O. Este evento reúne os mais importantes blogueiros do país, formadores de opinião, e seguidos por milhares de turistas no Brasil e pelo Mundo a fora. O ENBLOG 2.0 acontece em Paraty em harmonia com o IX FATU. Entre os debates do encontro, aos blogueiros serão oferecidas diversas atividades e experiências na região, para poderem experimentar a Paraty turística.

DATAS:

  • Durante a FLIP: Lançamento do FATU para a população: Dia 5 de julho, sexta-feira, às 21 horas no Salão nobre da Câmara de Vereadores de Paraty, Centro Histórico.
  • Inscrições abertas: Cineastas amadores e profissionais de todo Brasil podem participar inscrevendo seus filmes gratuitamente até 31 de julho de 2013, pelo site www.fatu.com.br.
  • Oficinas de vídeo: Para as escolas de Paraty:  Agosto e Setembro de 2013.
  • Nona edição do FATU – Festival Brasileiro de Filmes de Aventura, Turismo e Sustentabilidade: De 9 a 12 de outubro de 2013, na Praça Matriz e outros lugares de apoio, no Centro Histórico de Paraty, RJ.
  • ENBLOG 2.0 – Segundo ENcontro Nacional de BLOGueiros de Turismo, Sustentabilidade e Aventura: de 12 a 13 de outubro de 2013. Os blogueiros estão convidados para participar do FATU desde o dia 9 de outubro.

Produção: Aventuras Produções e Edições Educativas Ltda.

www.fatu.com.br – www.aventura.com.br – aventura@aventura.com.br, Fone (11)4539.3179 – Cel (11) 97215.5748

Skype aventuracombr1 – Facebook: www.facebook.com/aventurasproducoes

Produtor Associado José Pital –  zepital@gmail.com – Cel (24)9826.0900

Patrocínio: Prefeitura Municipal de Paraty

Produtores: Inscrições abertas até 31 de julho de 2013.

Clique aqui para baixar este release de imprensa.

cartaz IX FATU

468 ad

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

468×60 bottom
Anuncie aqui 728×90