Festival Brasileiro de Filmes de Aventura, Turismo e Sustentabilidade

468×60 top

Edição 2009

O FATU – V Festival Brasileiro de Filmes de Aventura e Turismo aconteceu de 28 de setembro a 04 de outubro de 2009 no Cine Cavaliere Orlandi, com sessões das 10h00 às 22h00. Além da programação normal, diversas sessões extras foram solicitadas pelas escolas de Socorro. Diretores e produtores de diversos estados do Brasil vieram à Socorro prestigiar o único evento audiovisual brasileiro com estes temas: Aventura, Turismo e Ambientalismo.

 

Para integrar verdadeiramente as comunidades de Socorro com o festival, pelo terceiro ano a tradicional Oficina de Vídeo foi ministrada pelos organizadores, Vera e Yuri Sanada, ensinando aos alunos de seis escolas como produzir filmes de aventura e turismo sobre suas realidades. As filmadoras foram emprestadas pela Panasonic do Brasil, e o curso realizado na prefeitura de Socorro. Os filmes foram apresentados no cinema durante o FATU. As escolas que participaram foram: Escola Esther, Instituto XV de Agosto, Centro Educacional Horizonte, Colégio Mantiqueira, EE José Franco Craveiro e EE Professora Josephina Galvão de França Andreucci.

PÚBLICO

Compareceram mais de 3.000 pessoas nas sessões de filmes, a maioria com presença de alunos das escolas da cidade.

Durante os cinco dias de exibições do festival, foram feitas algumas sessões extras, entre as já programadas por solicitação das professoras das escolas.

O ingresso voluntário para as sessões de cinema foi um quilo de alimento, doados ao fundo social de solidariedade da cidade. Este ano foram coletados mais de 400 quilos de alimentos.

Os apoiadores do festival foram:

Apoio Cultural: Garinni Motors

Apoio: Circuito das Águas Paulista, Comtur, Prefeitura de Socorro e Secretaria de

Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo e o Cine Cavaliere Orlandi

Globalstar – Spot, Adventure Sport Fair, BAS, ABETA, MINC, Howard Johnson, Outex, Adventure Bag, Aventura e Ação Panasonic. Hotéis, pousadas e parques de aventura da cidade de Socorro deram apoio com hospedagens e atividades para os diretores e produtores dos filmes cedidos para exibição no Festival: Parque dos Sonhos, Parque Monjolinho, Kango Jango, Gruta dos Anjos, Pedra Bela Vista, Base 55, Rios de Aventura, Hotel Fazenda Village Montana, Hotel Recanto Maria Bonita, Hotel Recanto Cachoeira, Hotel Fazenda Floresta do Lago, Hotel Fazenda Portal do Sol, Grinberg’s Village Hotel, Pousada 7 Belo, Pousada Recanto dos Manacás, Hotel Recanto dos Pôneis, Wagner Tasca, Recanto das Maritacas, Ecotur, Padaria Sartori e Cervejaria Krill.

JÚRI

O júri foi composto por Fábio de Seixas Guimarães (Rio de Janeiro – produtor, ex-diretor de programa da Rede Globo), Ranimiro Lotufo (São Paulo – produtor e diretor de programas de TV e documentários) e Alcindo de Oliveira Santos Jr (Socorro – artista plástico e criador do troféu do FATU pelo terceiro ano).

FILMES

Foram exibidos 20 filmes concorrendo, 2 convidados e 6 das escolas. Compareceram 48 convidados que se hospedaram em diversos hotéis e pousadas dos apoiadores. Compareceram pessoas de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Roraima, Pernambuco. Foram dados 11 prêmios para os filmes participantes e 3 prêmios para as escolas.

PREMIAÇÕES

As premiações foram oferecidas por:

Melhor Filme: BRASIL WILD 2009 NO DESERTO DO JALAPÃO – Direção Marcos Romani, PR – Moto Garinni
Melhor Diretor: Marcos Romani – filme BRASIL WILD 2009 NO DESERTO DO JALAPÃO, PR – Kit Aventura e Ação e convites para atividades de aventura na cidade de Brotas.
Melhor Roteiro: UMA LUZ NO FIM DO TUBO – Direção Antonio Zanella, SC – Globalstar – SPOT
Melhor Montagem: CAÇADORES DE DINOSSAUROS – Direção Neila Tavares e Lara Velho, RJ – Outex
Melhor Trilha Sonora: TORRES DEL PAINE – Direção Julio O.F.Mourão, Rj – Adventure Bag
Melhor Fotografia: NAVIO VELEIRO CISNE BRANCO – UMA EMBAIXADA FLUTUANTE – Direção Marcelo de Paula, RJ – Kit Aventura e Ação e Adventure Bag e atividades de aventura na cidade de Brotas.
Melhor Vídeo Reportagem: ISRAEL – A HISTÓRIA POR TRÁS DA HISTÓRIA – Direção: Rony Curvelo, SP – Kit Aventura e Ação e Adventure Bag
Melhor Filme pelo Júri Popular: O JUMENTO DO LUA E ESTRELA – Direção Wildes Sampaio, PE – Globalstar – SPOT
Menção Honrosa: EXPEDIÇÃO NASCENTES DA CANASTRA – Direção: Júliano Guerra, MG – Kit Aventura e Ação e Adventure Bag
Menção Honrosa: SENHORES DO VENTO – Direção e produção Isabella Nicolas, RJ – Kit Aventura e Ação e Adventure Bag
COMPETIÇÃO DAS ESCOLAS DE SOCORRO

Melhor Filme: UM RIO DE MUITAS FACES – Instituto XV de Agosto – MP4 – oferecido pelo Colégio Mantiqueira
Melhor Filme pelo Júri Popular: SUPERANDO DIFICULDADES – EE José Franco Craveiro – Filmadora oferecida pelo Instituto XV de Agosto.
Menção Honrosa: CHEGA DE SHOPPING – EE Professora Josephina Galvão de França Andreucci – VídeoK, oferecido pelo Centro Educacional Horizonte
IMPRENSA

O FATU teve ampla cobertura de mídia local e nacional, posicionando Socorro como sede do Festival de importância nacional, como no Guia Nacional de Festivais de Cinema – Kinoforum, Revista Aventura e Ação, Tela Viva, Rádio Mitsubishi, Portal Webventure, Portal AVENTURAcomBR, Portal INEMA, TV Cultura – Programa Zoom, Rádio CBN, Jornal de Socorro, Jornal o Município, Portal Uol, Jornal Mountain Voices, Blog do ESPN-Brasil, Rádio Jovem Pan, EPTV, entre outros relatados em relatório da A&G Assessoria de Comunicação.

EVENTO ANTERIOR

Duas semanas antes do festival em Socorro, o FATU teve estande na feira Adventure Sports Fair, na capital São Paulo, de 10 a 13 de setembro. Os 52 mil visitantes da feira puderam conhecer mais sobre o festival, ver exposição dos prêmios que foram dados aos vencedores do FATU, e conversar com os organizadores e produtores.

ABERTURA

O evento teve início na segunda-feira com Show, e com apresentação do vídeo das escolas de Socorro com coquetel no final. Compareceram em torno de 200 pessoas.

EVENTOS E ENCERRAMENTO

No sábado dia 03, às 15h00 aconteceu um debate no Centro Cultural. Estiveram presentes os diretores e produtores dos filmes, e a turma da escola SOS.
A noite de sábado foi realizado a partir das 21h00 o resultado com entrega de prêmios no Cine Cavaliere Orlandi com coquetel, compareceram em torno de 200 pessoas. O troféu foi feito por Alcindo Jr, com telhas com mais de 100 anos da cidade de Socorro e a caixa onde foram colocados, foram feitas pelos alunos da APAE da cidade.
No domingo, dia 04, os filmes vencedores foram exibidos.

468 ad

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

468×60 bottom
Anuncie aqui 728×90