Festival Brasileiro de Filmes de Aventura, Turismo e Sustentabilidade

468×60 top

Edição 2008

O IV FATU – Festival Brasileiro de Filmes de Aventura e Turismo aconteceu de 16 a 21 de setembro no Cine Cavaliere Orlandi, com sessões das 14h00 às 22h00. O festival teve dois diferenciais importantes:

  • Concurso de cartazes entre as escolas de Socorro, para seleção do cartaz do evento. O escolhido foi premiado com certificado e uma bicicleta doada pela cervejaria Krill.
  • Oficina de Vídeo ministrada pelos organizadores do festival, Vera e Yuri Sanada, que em oito aulas ensinaram aos alunos de  cinco escolas como produzirem um filme cada, que foi apresentado no cinema durante o FATU. As câmeras filmadoras foram emprestadas pela Panasonic do Brasil, parceira do AVENTURAcomBR, e o curso foi realizado na prefeitura de Socorro.

PÚBLICO

Compareceram mais de 2.000 pessoas nas sessões de filmes, a maioria com presença de alunos das escolas da cidade. Durante os quatro dias de exibições do festival, foram feitas três sessões extras pela manhã, por solicitação das escolas da cidade.

APOIOS

Os apoiadores do festival foram: Cine Cavaliere Orlandi, Comtur, Prefeitura de Socorro, Parque dos Sonhos, Cervejaria Krill, Sauer Comunicação, Quanta, Outex, Panasonic, Contato, ABETA, Howard Jonhson, Ministério da Cultura e Ancine. Hotéis e pousadas e parques de aventura deram apoio com hospedagens e atividades para os diretores e produtores dos filmes cedidos para exibição no Festival. O ingresso voluntário para as sessões de cinema foi um quilo de alimento, doados ao fundo social de solidariedade da cidade.

JÚRI

O júri desta edição foi composto por Daniel Rosa (fotógrafo profissional e proprietário da Pedra Bela Vista), Peter Goldschmidt (jornalista, família Goldschmidt, dietor da Gold Trip) e Eduardo Meurer (documentarista e editor do www.canalazultv.com.br

FILMES

Foram exibidos 16 filmes concorrendo, 2 convidados e 5 das escolas. Compareceram 35 convidados que se hospedaram em diversos hotéis e pousadas dos apoiadores. A maioria dos participantes era do Rio de Janeiro, com outros do Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Goiás. Foram dados 8 prêmios para os filmes participantes e 3 prêmios para as escolas.

PREMIAÇÕES

As premiações foram oferecidas pelas empresas Outex, Panasonic, AVENTURAcomBR, Campo dos Sonhos, Cervejaria Krill, Parque dos Sonhos, pela Cidade de Brotas, e pelos empresários Rose Myashiro, Milton Kuroda, Edson Vesco e Joaquim Gilberto Vieira Filho. Todos vencedores receberam troféus criados pelo artista Alcindo.

IMPRENSA

O FATU teve ampla cobertura de mídia local e nacional, posicionando Socorro como sede do Festival de importância nacional, como no Guia Nacional de Festivais de Cinema – Kinoforum, Revista Zoom Magazine, Tela Viva News, Rádio Mitsubishi, Portal Webventure, Portal 360 Graus, Portal AVENTURAcomBR, Portal INEMA, TV Cultura – Programa Zoom, Rádio CBN, Portal Viajante Consciente, Jornal da PUC de Campinas, Revista Contém, Jornal de Socorro, Jornal o Município, Portal Uol, Jornal Mountain Voices, Blog do ESPN-Brasil, Rádio Jovem Pan, EPTV, ente outros que ainda não foram relatados pela A&G Assessoria de Comunicação.

ABERTURA

O evento teve início na terça-feira com Show do Grupo Morena das Fronteiras, com a premiação de uma aluna que criou a idéia do cartaz da quarta edição do festival, e com apresentação do vídeo das escolas de Socorro com coquetel no final. Compareceram em torno de 250 pessoas.

EVENTOS

No sábado dia 20, às 15h00 aconteceu um debate na Câmara Municipal. Estiveram presentes os diretores e produtores dos filmes, e a turma da escola SOS. A noite de sábado foi realizado a partir das 22h00 uma festa de integração no Santo Boteco. A festa de integração era para aproximar os convidados de diversas partes do Brasil com a comunidade socorrense.

ENCERRAMENTO

No domingo, dia 21 aconteceu o encerramento do festival no Cine Cavaliere Orlandi, com show do Grupo Squema Federal e premiação, compareceram em torno de 130 pessoas.

468 ad

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

468×60 bottom
Anuncie aqui 728×90