Festival Brasileiro de Filmes de Aventura, Turismo e Sustentabilidade

468×60 top

Filmes participantes em 2007

  • CIRCUÍTO VALE EUROPEU – Duração: 5?. Direção: Walter Magalhães. Descrição: Vídeo institucional sobre o Circuito Vale Europeu, o primeiro roteiro feito específicamente para Cicloturismo no Brasil
  • GUARAQUEÇABA – Duração: 20?. Direção: Havita Higamonti. Descrição: GUARAQUEÇABA Muito mais que uma linguagem textual, esta seqüência de imagens fala mais que qualquer frase cometida. Enriquecida com música típica, o vídeo trafega por vários ambientes de Guaraqueçaba, nos tocando com suas matizes e a sinfonia natural da Mata Atlântica. Das evidentes e lindas paisagens a sutileza do murmúrio das nascentes das límpidas águas, até o típico som dos barcos que fazem parte desse complexo de vida. A imagem de hoje é a memória de amanhã. Sinta esta paisagem sonora.
  • LESTE – Duração: 22?. Direção: Christian Steinhauser e Priscila Botto. Descrição: Conquistada em 1974 por Guilherme Ribeiro de Menezes, José Bezerra Garrido, Waldemar Guimarães e Waldinar Santos de Menezes, a via de escalada Leste, do Pico Maior de Friburgo, é hoje a mais popular do Parque Estadual dos Três Picos. Área conhecida pelos escaladores como Salinas, RJ. Durante mais de 20 anos esta escalada de 700 metros, 2ª via de acesso ao cume dos 2.316 metros do Pico Maior, foi considerada como a mais longa do Brasil e se tornou um mito. O filme “Leste” conta a história desta via através do depoimento dos conquistadores Waldinar e José Garrido e mostra a sua repetição pelos escaladores Sergio Poyares e Pedro Werneck, com uma descida inusitada e ousada de parapente do cume da montanha. Enquanto Poyares desce da maneira tradicional, de rapel, Werneck decola de parapente do Pico Maior, realizando a 2ª decolagem deste cume e repetindo seu feito inédito para o filme. A trilha sonora é de autoria da banda Instiga.
  • PANTANAL – Duração: 19?. Direção: Havita Higamonti. Descrição: Em um dos mais belos ambientes naturais do país, há uma constante explosão de vida. Nesta natureza tudo tem ligação, nada vive desconexo. Cores, sons e formas se sucedem de maneira espetacular. Tereré e jacaré, vaqueiro e aguapé, são alguns dos elementos que compõe o cenário pantaneiro com aproximadamente 230 mil km quadrados no extremo oeste brasileiro. As águas e seus ciclos determinam à vida nesta planície, criando vazantes, corixos, banhados e baías num eterno balançar, onde viver vale a pena. Na terra das águas, além da sinfonia das aves, canta também o Rasqueado e o Chamamé, alegrando a alma da gente pantaneira que é o símbolo da verdadeira integração. Mais uma vez abre-se mão da linguagem textual. Este vídeo acompanhado da música típica pantaneira, mostra o ambiente como ele é.
  • SERRA DO VULCÃO – Duração: 33?. Direção: Aloísio Gomes. Descrição: Baixada Fluminense, uma região que apesar de toda carência e descaso das autoridades, guarda escondida em suas montanhas e florestas várias surpresas. Entre elas está um vulcão alcalino de aproximadamente 40 milhões de anos. Descoberto por acaso na década de 70 por pesquisadores da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, era um vulcão que lançava pedras incandescentes a quilômetros de distância, hoje se encontra adormecido, sem nenhum risco de voltar à atividade Desde a sua descoberta a área passou a ser estudada e foi totalmente mapeada, atraiu o interesse de pesquisadores de todo país e até do exterior. A Serra do Vulcão é uma referência na região, tornou-se um parque geológico, despertou nas pessoas que vivem ao seu redor a curiosidade e também a consciência de preservação, tornando-as verdadeiros guardiões do local. Que todos preservem o que temos de mais valioso em nossas vidas, o planeta em que vivemos.
  • SER SUMÁRIO – Duração: 6?. Direção: Havita Higamonti. Descrição: Este vídeo adotou, sem pudor de mostrar atitudes sumárias do animal humano e sem medo de explicar o cruel, o real da imagem sentida. \Homo sapiens\ é um filme absolutamente desconfortável que nada têm de sutil. Ele revela o próprio grito de agonia que outros seres vivos gostariam de soltar e não podem. Nós humanos banalizamos a violência de tal forma que confundimos com a coloquialidade de quem vai a panificadora buscar seu alimento. Perdemos (ou talvez nunca tivemos) a noção de inter-relação entre os seres-vivos e levamos a vida agindo como seres únicos e donos da grande casa: Terra.
  • TURISMO SUSTENTÁVEL – Duração: 28? 25¨. Direção: Lyanne Rehder e Marcelo Maestrelli. Descrição: Turismo Responsável sustentabilidade para o destino e mais valor para a viagem. Neste vídeo o Projeto Turismo Responsável visita Florianópolis em uma época pouco procurada por turistas e descobre que a Ilha da Magia é também a Ilha da Aventura. A equipe, formada pelo casal Marcelo Maestrelli e Lyanne Rehder, mostra que uma simples viagem pode se tornar muito mais rica em experiências e conhecimento, quando buscamos empresas e serviços que têm compromisso com a sustentabilidade e capacitação para segurança.
  • VIAJANDO COM A FAMÍLIA MÜLLER – SÃO BENTO DO SAPUCAÍ – Duração: 30?. Direção: Marcelo Machado.  Descrição: Interagir com a natureza praticando o ecoturismo e as atividades de aventura em família, além de gerar um imenso prazer na prática em si, é um aprendizado infinito. Cada aventura nos remete a uma conquista: ao desafio, a superar limites, a agregar conhecimento. Este estilo de vida nos mantém unidos na maior conquista de todas: A qualidade de vida. Estas experiências fizeram com que nos tornássemos seres humanos melhores: comprometidos com a preservação, com a cidadania, melhorando nosso relacionamento familiar e com o próximo, disseminando as diferenças, interagindo com o meio ambiente e com diferentes culturas, agregando às nossas vidas valores que utilizamos no nosso dia-a-dia, no trabalho e na vida pessoal. Um dos principais motivos que nos levou a prática do ecoturismo e das atividades de aventura foi à proposta de criar no nosso filho “in loco” o respeito pela natureza. Hoje, as crianças aprendem nas escolas que precisam preservá-la, mas como a maioria não tem este contato direto com a natureza, não sabe ao certo como respeitá-la. Manter nossa família unida, construindo lembranças de momentos inesquecíveis, é nosso projeto principal. Nosso objetivo é maior: com nosso exemplo, nossas matérias, nosso estilo de vida e nossas palestras, pretendemos multiplicar os ideais de preservação e qualidade de vida que pregamos, pois só desta forma, poderemos construir um futuro melhor para as novas gerações e para o planeta.
  • VIAJANDO COM A FAMÍLIA MÜLLER – SOCORRO II – Duração: 28?. Direção: Marcelo Machado.  Descrição: Viagem de aventura com     a Família Müller na Estância Turística de Socorro.
  • VIAJANDO COM A FAMÍLIA MÜLLER – ILHA COMPRIDA – Duração: 28?. Direção: Marcelo Machado.  Descrição: Viagem de aventura com a Família Muller na Ilha Comprida.
  • SAHARA A PÉ, DO ATLÂNTICO AO MEDITERRÂNEO – Duração: 40?. Direção: Toco Lenzi.  Descrição: O filme mostra duas etapas da travessia a pé do Saara por Toco Lenzi , que pretende ligar o Atlântico  ao Mediterrâneo ( a pé). Na primeira, ele e seu ricksha percorrem mais de 600 km, no ano seguinte, o segundo trecho foi percorrido pelas dunas, com a ajuda de dromedários. A idéia do documentário é explorar o lado simples das viagens, indo de encontro com toda a tecnologia atual, além de relatar o lado psíquico do aventureiro em questão.
  • 100 NOÇÃO, O FILME – Duração: 30?. Direção: Cláudio Evaristo Duarte. Descrição: Um encontro entre amigos, após uma sexta-feira de muito trabalho na capital de São Paulo. A idéia era fazer uma trilha de moto. Alguns deles foram de moto, outros de gaiola e jeep. Uma divertida trilha, entre estradas de terra e região onde pessoas comuns vivem, sem ter até luz elétrica e água encanada nas suas casas, e para comprarem simples alimentos, precisam andar quilômetros, acabou virando um projeto social, que marcou todos eles. Essa é a história da trilha mais marcante da turma do 100Noção.
  • AVENTURA ESPECIAL – Duração: 13?. Direção: Dadá Moreira e João Dias. Descrição: Aventura Especial: Pessoas com Deficiência praticando atividades de aventura.
  • THE AMAZING RACE – Gênero Série para TV. Duração: 50?.Direção: Sylvestre Campe. Descrição: The Amazing Race- A Corrida Milionária, trata-se do formato de Reality Show mais premiado do mundo. 11 duplas partirão de São Paulo competindo pelo prêmio máximo de meio milhão de reais. As duplas são formadas por pessoas que têm entre si alguma relação e serão testadas baixo stress, cansaço e muito stress, enquanto viajam e realizam provas nos lugares mais lindos do Brasil.
  • AVENTUREIROS ESPECIAIS – Duração: 38?. Direção: Dadá Moreira e João Dias. Descrição: Histórico do Projeto Aventureiros Especiais, relatando o desenvolvimento durante a produção e desenvolvimento do projeto.
  • TURISMO E AVENTURA NO URUGUAI – Duração: 10?. Direção: Marco Braga.  Descrição: Reportagem para série de televisão feita em Punta Del Este onde mostra algumas atividades de aventura e o Hotel Conrad , muito conhecido pelos brasileiros.
  • BONITO – Duração: 38´ Direção: MARCELO DE PAULA Descrição: O Brasil é um País gigante pela própria natureza! A cidade de Bonito e o Pantanal são exemplos dessa exuberância natural. Num safári cinematográfico vamos assistir a um show de fauna, flora e atrativos da região do Centro-Oeste brasileira.
  • ENCONTRO NACIONAL DE CICLOTURISMO E AVENTURA – Duração: 4?. Direção: Walter Magalhães. Descrição: É um evento realizado pelo Clube de Cicloturismo do Brasil com o objetivo de incentivar e motivar as pessoas a praticarem o cicloturismo, realizar o sonho de uma viagem de bicicleta ou até mesmo utilizá-la como meio de transporte. A cada encontro o número de participantes aumenta consideravelmente, reunindo pessoas que chegam de várias regiões do Brasil para participar dos passeios de bicicleta, palestras, apresentações de audiovisual e exposições fotográficas. Uma oportunidade de fazer novas amizades, além de conhecer as características de diferentes cidades que cedia esse evento a cada ano.
  • UMA AVENTURA FOTOGRÁFICA PELAS ESTRADAS REAIS NO BRASIL – Duração: 6?. Direção: Walter Magalhães. Descrição: UMA AVENTURA FOTOGRÁFICA PELAS ESTRADAS REAIS NO BRASIL, retrada a aventura realizada por Walter Magalhães pelas Estradas Reais (Caminho Velho e Caminho dos Diamantes), onde utilizou diversos recursos de mídia para registrar sua aventura, entre elas uma câmera fotográfica feita com latinha de alumínio. Este vídeo é uma síntese desse trajeto com mais de 1.000km, cuja maior riqueza não é mais o metal dourado, mas a natureza, a arte, a arquitetura e a simplicidade de um povo hospitaleiro.
  • SERTÃO VERDE – Duração: 40?. Direção: Henry AJL. Descrição: Se há um lugar no Brasil sobre o qual sempre criamos um estereótipo este lugar é o sertão brasileiro. Ao contrário do imaginário popular, ali há regiões úmidas e com índices altos de chuva, não apenas cactos, chão esturricado e um sol de matar. Garimpeiros ainda tentam encontrar o veio do ouro numa região que era exportadora deste metal. Trabalham horas em busca de uma pedrinha do material mais almejado pelo ser humano, metal que muda e desmuda vidas. Vaqueiros se arriscam para penetrar na vegetação selvagem, comandam rebanhos na tentativa de preservar a rés. Mas não é o gado a única maneira encontrada para superar as bravezas do semi-árido nordestino. O engenho de cana, marca típica do Brasil colonial quinhentista, é objeto presente na vida dessa gente. Carros de boi ficam fora das estalagens à espera da rapadura fresquinha. Um trabalhador alimenta o fogo com lenha e outro mexe o tacho, todos atentos ao produto que já foi o ouro de nosso país. Outra solução é o agave, alternativa viável quando a chuva não aparece.
  • O MUNDO EM DUAS VOLTAS – FILME CONVIDADO. Duração 92?. Direção: David Schürmann. Descrição: Em 1519 o capitão português Fernão de Magalhães arriscou-se a viajar na contramão das grandes navegações e acabou provando que a Terra era redonda. Em 1997 a família Schürmann decidiu realizar uma nova volta ao mundo, seguindo o trajeto feito por Magalhães mais de 5 séculos antes.
468 ad

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

468×60 bottom
Anuncie aqui 728×90