Festival Brasileiro de Filmes de Aventura, Turismo e Sustentabilidade

468×60 top

Edição 2007

O FATU – III Festival Brasileiro de Filmes de Aventura e Turismo está de casa nova, no Cine Cavalieri Orlandi um dos cinemas de rua mais antigos do Brasil ainda em funcionamento (que não virou igreja).

 

No primeiro dia do evento  a chuva só caiu na hora da abertura do evento, mesmo assim, autoridades, convidados e público de Socorro vieram ao cinema prestigiar o novo evento cinematográfico da Cidade, que já aconteceu com presença de produtores de todo Brasil.

O Cinema Cavaliere Orlandi que graciosamente abrigou o Festival, foi construído em 1942. Ele permanece aberto até hoje, nas mãos da mesma família.

As sessões do FATU tiveram início na hora marcada, logo após a abertura oficial com discurso do vice-prefeito Jorge Fruchi. Estiveram presentes diversos secretários e autoridades da cidade, inclusive o vereador Taniguchi, que até participou de dois dos filmes apresentados.

Alguns dos diretores que concorriam com seus filmes, aproveitaram para gravar o evento e a cidade de Socorro. Muitos manifestaram o desejo de voltar à cidade para gravar.

O público acompanhou com bastante interesse os filmes do festival, sobretudo pelos temas de aventura, turismo e ecologia, as vocações naturais da cidade. Os participantes puderam votar nos filmes que assistiram, dando notas de 1 a 10, que no final foram computadas para o prêmio de júri popular.

No início de cada sessão os filmes eram apresentados despojadamente, com o comentário de alguns fatos pitorescos e dados da produção. Os produtores e diretores presentes foram apresentados ao público e ovacionados.

Mesmo as pessoas com deficiência de locomoção puderam prestigiar o evento, pois o cinema possui acesso para cadeirantes, fundamental, já que dois filmes do festival abordaram o tema de acessibilidade no turismo de aventura.

Além de exibir filmes para a população de Socorro e para os visitantes, o FATU cumpre seu papel mais uma vez de permitir um intercâmbio entre os produtores de todo Brasil. Como não podia deixar de ser, logo no primeiro dia, já começaram a surgir propostas e planos para produções futuras.

A festa de encerramento foi no Parque dos Sonhos, de Zé Fernandes, um dos maiores incentivadores do FATU em Socorro. Além do almoço em fogão a lenha, os produtores, diretores e convidados puderam usufruir das atrações do parque, como a tirolesa do Pânico, de 1 km de extensão, que começa em Minas Gerais e termina em São Paulo.

Os jurados do III FATU, Haroldo Castro, Duda Escobar, Sérgio Franco e Marinilda Bertolette Boulay, e o mediador da mesa, Yuri Sanada, chegaram à definição dos seguintes filmes premiados:

Melhor Filme – VERDE SERTÃO, de Henry Ajl
Melhor Direção – A CORRIDA MILIONÁRIA, de Sylvestre Campe
Melhor Trilha Sonora – SAHARA A PÉ, DO ATLÂNTICO AO MEDITERRÂNEO, de Toco Lenzi
Melhor Montagem – A CORRIDA MILIONÁRIA, de Sylvestre Campe
Melhor Fotografia – VERDE SERTÃO, de Henry Ajl
Melhor Roteiro – TURISMO RESPONSÁVEL, de Lyanne Rehder e Marcelo Maestrelli

O melhor filme escolhido pelo Juri Popular foi: AVENTURA ESPECIAL, de Dadá Moreira e João Dias.

Os jurados escolheram mais duas categorias que foram premiadas:

Melhor Proposta – AVENTURA ESPECIAL , de Dadá Moreira e João Dias
Menção Honrosa, pelo resgate histórico – LESTE, de Christian Steinhauser e Priscila Botto

O FATU 2007 chegou ao fim tendo encontrado sua nova casa em Socorro, interior de São Paulo. Atingimos novamente o objetivo de sediar o encontro nacional dos produtores destes gêneros tão recentes no mercado audiovisual brasileiro: aventura, turismo e ambientalismo. Muito mais do que exibir o que já se produz no país, o encontro tem como metas aproximar os que têm as mesmas aspirações produtivas, e propiciar um ambiente para troca de informações e técnicas, e para o surgimento de novas parcerias, almejando projetos maiores. Quem ganha com estes novos parâmetros da produção somos nós mesmos, produtores, e o público brasileiro em geral. A todos que colaboraram na produção do evento em Socorro, nossos profundos agradecimentos.

468 ad

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

468×60 bottom
Anuncie aqui 728×90