Festival Brasileiro de Filmes de Aventura, Turismo e Sustentabilidade

468×60 top

Programação

A décima edição do FATU acontecerá de 06 a 09 de Novembro no Cine Santa Rita na Casa da Cultura de Joanópolis – SP.

Confira a programação:

Dia 06 – Quinta-feira

9h00

inkacapa600

Inka, Uma travessia Direção: Augusto Pessoa Duração: 18´ Sinopse: A obra, busca contar através de imagens como é a travessia, por terra, desde a fronteira do Brasil com a Bolívia, pelo temido Trem da Morte, até a cidade sagrada de Machupicchu, no Peru. O filme revela a trajetória de mais de 12 anos de documentação fotográfica realizada pelo fotógrafo Augusto Pessoa.

A-Baleia-e-o-Tesouro-2500
 A Baleia e o Tesouro Direção: Alunos da Escola Municipal Dr. Tuffy Nader Duração: 5´ Sinopse: Uma baleia engolidora de gente guarda um tesouro precioso na boca do Rio Jucu.
10h00

ZEDOPEDAL2500

Zé do Pedal – As Fronteiras do Mundo Direção: Bruno Lima & Fabricio Menicucci Duração: 23´ Sinopse: O ciclista brasileiro Zé do Pedal, há mais de 30 anos, viaja o mundo em inusitadas aventuras. Em sua última jornada, cruzou o continente africano a bordo de um kart a pedal. Paris a Joanesburgo pedalando por mais de 2 anos.

basta1500

Basta apenas um desejo Direção: Vinicius Vedovotto Duração: 4’ Sinopse: Animação abordando as ações humanas e o cuidado com o lixo.

 

15h00

adivina500

A divina providência Direção: Felipe Wenceslau Duração: 20’ Sinopse: No sertão da Bahia a seca castiga o sertanejo, mas o amor pela terra e a criatividade trazem alternativas que mudam este panorama entrando em harmonia com a natureza.

DUPLICEMONTAGEM.500

Dúplice Direção: Leon Junqueira Duração: 20’ Sinopse: O ser contemporâneo e sua dualidade. Dois homens e suas contradições entre preservação e progresso, cidadania e individualidade. Como conciliar isso em um ambiente urbano sem esquecer sua verdadeira natureza?

sinalvermelho1500
Sinal Vermelho Direção: Cristina Margon e Naiara Bolzan Duração: 16’ Sinopse: A obra é a deixa dada para os artistas de rua mostrarem todos os seus talentos. Diferentes artistas contam o motivo de escolherem a rua como palco para exibirem suas artes e como são recebidos pela população capixaba.

 

17h30

6dias2500

6 Dias em Chubut Direção: Chrys Rochat Duração: 60’ Sinopse: Chrys embarca numa aventura no mar para conhecer as baleias Franca-Austral, seres incríveis e testemunhar um dos maiores espetáculos da natureza, a reprodução das baleias em um dos maiores berços da Franca-Austral, Puerto Pirámides, Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. Vencendo a tensão e o frio, ela nos mostra, com muito humor, como se apaixonou por uma baleia em sua aventura pelas paisagens patagônicas e os desafios e perigos que as baleias têm de enfrentar para garantir sua sobrevivência.
19h00       

indio1500                                                                                                               

Índio Cidadão? Direção: Rodrigo Siqueira Duração:52’ Sinopse: O filme resgata a campanha popular das Nações Indígenas na Constituinte (1987/88) e documenta as duas Mobilizações Nacionais em Brasília, ocorridas em 2013, contra os ataques legislativos do Congresso Nacional aos direitos constitucionais dos Povos Originários. Vinte e cinco anos depois, alheia ao direito e à justiça, a Nação Kaiowá Guarani traz à tona o genocídio indígena em marcha no Brasil.

20h00

oveneno1500

O veneno está na mesa 2 Direção: Silvio Tendler Duração: 70’ Sinopse: O Veneno Está Na Mesa 2 atualiza e avança na abordagem do modelo agrícola nacional atual e de suas consequências para a saúde pública. O filme apresenta experiências agroecológicas empreendidas em todo o Brasil, mostrando a existência de alternativas viáveis de produção de alimentos saudáveis, que respeitam a natureza, os trabalhadores rurais e os consumidores.

 

Dia 07 – Sexta-feira

9h00

petar2500

Petar, sob o domínio das águas Direção: João Carlos Reis Duração: 10’ Sinopse: Documentário sobre as cavernas do Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira

AtelieVivo500
Ateliê Vivo Direção: Erika Guedes e Moacyr Massulo Duração: 10’ Sinopse: A obra e a história de vida do artesão Hudson Conceição e seu Ateliê Vivo.

Dinossauro-Rex-2_500
Dinossauro Rex Direção: Alunos da Escola Mariano Ferreira de Nazareth Duração: 3’ Sinopse: Rex era um dinossauro como outro qualquer até que decide rever seus conceitos.

10h00

projeto linhacuracao500

Projeto Linha D’água em Curaçao Direção: Leonardo Soldon Duração: 14’ Sinopse: A obra nasceu do desejo da família Condé Soldon de viajar o mundo mostrando lugares onde a natureza é respeitada acima e abaixo da superfície da terra. Nosso primeiro destino é Curaçao, Caribe. Através de imagens terrestres e subaquáticas mostramos para o púbico como um pequeno país pode ser grande na preservação do ambiente terrestre e, principalmente, marinho.

Amor Mascarado_Making500
Amor Mascarado Direção: Alunos da Escola do Campo e Estação de Ciências Margarete Cruz Pereira – Cariacica (ES) Duração: 8’ Sinopse: A história de um amor adolescente que mistura o Carnaval de Máscaras e o Congo, duas tradições da região.

O_Menino_Mutante_500

O Menino Mutante – Direção: Thiago Freitas Duração: 7’ Sinopse: Durante a aula de ciências o Menino Mutante descobre que pode ser tudo aquilo que sua imaginação permitir. A animação é uma adaptação da obra homônima do escritor Mauro César Fernandes.

17h00

porumdio1500

Por um fio Direção: Saturnino Rocha Duração: 52’ Sinopse: Na fita do slackline, um grupo de jovens busca o equilíbrio para se sustentar e divide a tela com grandes pensadores contemporâneos que apontam os problemas e as soluções para a sustentabilidade do planeta nas áreas do Meio Ambiente, da Economia, da Arquitetura e da Mobilidade Urbana.

 

19h00

Marrocos1500

Marrocos – Deserto adentro    Direção: Julio Mourão Duração: 40’ Sinopse: Uma viagem de carro 4×4 pelo Marrocos, iniciando na capital Rabat, conhecendo em seguida a Medina medieval de Fez, uma das cidades imperiais, depois as ruínas romanas de Volubilis, e rumando para o deserto de Sahara, através da Cordilheira Atlas, deixando os campos férteis em direção à desolação desértica.

 Mulheres-Pescadoras-18500

Mulheres Pescadoras Direção: Philipe Ribeiro Duração: 14’ Sinopse: A vivência das mulheres pescadoras das praias do litoral cearense e o esforço para se firmarem no universo voltado para o masculino. Entre a jangada e a praia, elas mostram que são capazes de superar desafios e o preconceito estagnado pela sociedade, sem perder a essência do feminino.

                                                                                                                                     

20hs

RESERVA1500

Reserva Estrativista Tapajos Arapiuns Direção: Pedro Barbosa Duração: 25’ Sinopse: Nesta etapa de nossa expedição tivemos a oportunidade e o privilégio de acompanhar uma visita de campo à Resex Tapajós Arapiuns. Este episódio se inicia com belíssimas imagens da região e na sequência, Leônidas Mendes, presidente da Tapajoara, a associação que representa as comunidades da Resex, bem como Dinael dos Anjos, seu vice presidente, dão detalhes sobre como é esta Unidade de Conservação.

TOSHIBA Exif JPEG

Expedição Karajás Direção: Marcelo de Paula Duração: 24’ Sinopse: A Série de TV Expedição Karajá usa como base do roteiro, uma parte da história de vida do cineasta Marcelo de Paula, quando atravessou o Centro-Oeste do Brasil e residiu com os índios Karajás, em 1991. E, 15 anos depois, em 2006, o reencontro com essa Nação. As mudanças ocorridas na região e com os próprios índios nesse paralelo de tempo.

vivendo2500
Vivendo Aventuras: Huayhuash Direção: Pedro Labanca  Duração: 38’ Sinopse: Huayhuash, uma das Cordilheiras menos conhecidas e mais belas do mundo. Também localizada no Peru, essa trilha exige mais tempo e esforço físico comparado à famosa trilha Inca. São dez dias de paisagens de tirar o ar, literalmente, momentos engraçados, bons diálogos, surpresas, provas de resistência, imprevistos e a recompensa de chegar ao objetivo.

Dia 08 – Sábado

MANCHIK-OFICIAL500

15h

Manchik Direção: Marcos Carvalho Duração: 15’ Sinopse: Este filme foi roteirizado e gravado na língua indígena Pemon. Ele deve ser exibido na língua nativa, sem tradução ou legendagem, faz parte da proposta e linguagem da obra.

riosvoa2500
Rios Voadores Direção: Glauco Kuhnert  Duração: 30’ Sinopse: O documentário aborda o fenômeno natural conhecido como “rios voadores”, isto é, massas de ar com grande quantidade de umidade que se deslocam sobre os continentes. Eles são responsáveis por transportarem a umidade da Amazônia para regiões como Pantanal, Centro Sul e Bacia do Prata, influindo no clima dessas regiões.

16h

duasrodas1500

Duas Rodas – Minha Aventura Direção: Aldemir Reis Duração: 48’ Sinopse: Uma aventura pelos encantos e desafios das estradas históricas de nosso País, onde belas paisagens, povos e culturas, natureza, desafios e lugares incertos acaba por levar aos mais belos lugares da rota de minha expedição. Numa expedição solitária, minha companhia inseparável, DEUS, me guia pelos mais fascinantes caminhos históricos da Rota dos Tropeiros e Estrada Real.

17h

O muro de coral de Santa Rosa Direção: Yuri Sanada Duração: 25’ Sinopse: Um mergulho nas correntezas suaves de um dos mais belos paredões de coral do mundo, e as ruínas Maias do Templo da Deusa do Amor.

SAGACIDADE500

Sagacidade Direção: Cauê Araujo Castro Duração: 6’ Sinopse: Um garoto que explora o mundo usando os esportes como base.

AMAZONAS1500
Amazonas, O jogo da Bola Direção: Chicão Fill  Duração: 2’ Sinopse: Conta a história do Futebol no Amazonas e seu pioneirismo no cenário nacional e mundial, desde os primórdios do primeiro registro no Brasil de um jogo de bola, no século XIII, passando pela capital Manaus, por meio de uma cronologia, no fim do século XIX, sendo a primeira cidade no país a receber o jogo de Football de regra inglesa que originou o primeiro campeonato centenário no Amazonas, onde destacaremos as décadas de glória do futebol em Manaus.

l[impido2500

Límpido Negro Direção: Eduardo Boone  Duração: 11’ Sinopse: Um panorama da água poluída dos rios que cortam a cidade do Rio de Janeiro com os moradores que vivem perto desses lugares. A obra mistura ficção com realidade, fazendo uma metáfora da criação do homem com a importância da água.

 PROFISSAOVACA2500

Profissão Vaqueiro Direção: Felipe Wenceslau Duração: 4’ Sinopse: O oficio de vaqueiro existe a mais de 500 anos, mas só agora foi regulamentado como profissão, tradição que ainda preserva a mesma indumentária do período colonial, a vida dura entre espinhos da caatinga na lida com o gado.

naomedeixavam1500

Não me deixavam lutar Direção: Pedro Barbosa e Elvis Sampaio Duração:        3’ Sinopse: Como qualquer garoto de sua idade, ele queria lutar. Mas ele não era como qualquer garoto de sua idade.
Superação, garra e vontade: a surpreendente história real de Gabriel Neves.

18hs

salvem-o-rio-cartaz500

Salvem o Rio Direção: Ricardo Rodrigues e Vitor Gracciano Duração: 7’ Sinopse: O rio Pavuna já foi um divisor de águas entre os estados da Guanabara e Rio de Janeiro. Hoje está poluído e poluindo as cidades quando chove muito.

atitude1500 

Atitude Direção: Pedro Barbosa Duração: 2’ Sinopse: O estado da estagnação e da inércia, em que nada flui nem se movimenta é subitamente rompido. Retrato do desapego e da busca de abertura para o novo, este filme essencialmente poético e artístico evolui até seu desfecho final, com o encerramento de um ciclo.

 UMLOPNGO1500

Um longo Final Direção: Felipe Valer Duração: 4’ Sinopse: Perdido na cidade e encontrado numa selva.

diadas2500

Dia das mães sem mãe Direção: João Carlos dos Reis Duração: 1’ Sinopse: Comportamento de uma criança que vive uma estrutura familiar moderna, durante a comemoração do Dia das mães.

DALE1500

DALE Direção: Felipe Valer Duração: 5’ Sinopse: Os mistérios e descobertas de um brasileiro visitando Buenos Aires pela primeira vez.

India todo1500

Índia de todo dia Direção: Lara Jacoski & Patrick Belem Duração: 13’ Sinopse:  A miséria e a desnutrição contrastam com a paz de espírito e a iluminação espiritual. As vacas sagradas comem o lixo e mastigam o plástico. Em meio ao trânsito caótico de bichos, carros e bicicletas, um senhor sentado no pequeno meio fio entre duas pistas penteia seus cabelos às moscas. Do outro lado soa uma melodia indiana, sutil em toda a sua complexidade milenar, perdida entre milhões de buzinas de automóveis e tuc-tucs.

PARAISO-OFICIAL500 

Paraíso Selvagem Marcos Carvalho Direção: Duração: 17’ Sinopse: Um fotógrafo em busca de si mesmo, em busca dos mistérios do Vale do Catimbau – um dos mais intrigantes santuários ecológicos dos sertões.

amigo1500

Amigo Imaginário: Uma conquista feminina no Espirito Santo Direção: Oswaldo Baldin Duração: 14’ Sinopse: Um filme sobre o universo feminino no Esporte de Aventura. Em um desafio inédito no Espírito Santo, realizado por quatro escaladoras capixabas que se lançam para conquistar um paredão de rocha em um dos mais belos cenários paisagísticos do Estado.

COMUNITARIO2500
Comunitário – Ti Maró, Flora Direção: Pedro Barbosa Duração: 23’ Sinopse: Neste segundo episódio o telespectador irá, além de conhecer uma impressionante cachoeira, acompanhar um debate com as lideranças indígenas da Terra Indígena do Maró, sobre seu cotidiano e opinião acerca da prática do turismo comunitário.

19h30

Rota_3-500

Rota do Sal Kalunga Direção: André Portugal Braga e Cardes Amâncio Duração: 95’ Sinopse: Nesse filme é refeita, a remo, a antiga rota fluvial usada pelos Kalungas para buscar o sal (principal moeda de troca no vasto planalto central brasileiro). A expedição Rota do Sal Kalunga foi amparada em ampla pesquisa e, partiu do quilombo Kalunga “Vão de Almas”, percorrendo a remo, 1948 km em pequenas embarcações até Belém do Pará.

Cartaz Lembran+ºas do Amanh+ú Oficial 500

LEMBRANÇAS DO AMANHÃ Direção: Bruno Pereira Duração: 6´ Sinopse: Em uma pequena casinha no interior próxima a beira do rio, José, um adolescente com aproximadamente 14 anos, saudosamente relata a experiência de ter ficado frente a frente com que ele chama de filha da mãe d’água,em um momento em que as coisas já não são mais as mesmas, restando apenas lembranças de um tempo que não se sabe se é o de agora ou outrora.

 

21h30

TUBAROES2500

Os Tubarões de Copacabana     Direção: Rosario Boyer Duração: 101’ Sinopse: Um trágico acidente com o carro do Presidente da República, reúne um grupo de surfistas que a vida distanciada. “Os Tubarões de Copacabana” é uma história de amizade e desencontro, de paixões turbulentas e esperanças perdidas, porque as mais perigosas,são as ondas da vida.

Dia 09– Domingo

15hs – Premiação

CASA DA CULTURA

 

468 ad

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

468×60 bottom
Anuncie aqui 728×90