Festival Brasileiro de Filmes de Aventura, Turismo e Sustentabilidade

468×60 top

Edina Fujii

edina

Profissional do mercado cinematográfico desde os 18 anos, reconhecida e responsável por ações que revolucionaram a produção cinematográfica nacional, Edina Fujii foi convidada em 1982 a abrir a filial da Quanta Centro de Produção Cinematográfica em São Paulo, onde permaneceu como Gerente Geral até 2007, época em que houve a fusão entre as empresas Quanta, Motion e Estúdios, passando a se chamar Estúdios Quanta, quando assumiu o cargo de Diretora Comercial. Em julho de 2011desligou-se da empresa, dando início à Origami Cultural. Em 2013, inaugurou a FocoBR – Centro de Treinamento Audiovisual, em parceria com outros sócios, um sonho antigo de oferecer, no Brasil, qualificação técnica para a mão de obra cinematográfica.

ATUAÇÃO VISIONÁRIA

Foi pioneira na criação de seminários e oficinas de especialização técnica dentro dos diversos Festivais de Cinema do Brasil.

Criou contratos de comodato com universidades de todo o país, atualizando o parque de equipamentos e dando melhores condições de produção aos universitários.

Criou também o Prêmio Quanta, com o concurso de roteiros, destinado ao fomento da produção local nas cidades em que eram realizados os Festivais.

Fomentou direta ou indiretamente o investimento em mais de dois mil produtos audiovisuais brasileiros, entre documentários, longas e curtas-metragens.

ATUAÇÃO POLÍTICA E CULTURAL

Fundou a UNINFRA (União Nacional da Infraestrutura Cinematográfica), associação da qual é hoje Presidente.

Firmou Convênio com a ABD Nacional (Associação Brasileira de Documentaristas) em 1999 até 2004, que se fortaleceu e passou a atuar hoje em 27 capitais, fornecendo um desconto especial aos realizadores a fim de garantir a produção dos curtas-metragens e documentários nos diversos estados brasileiros.

Ajudou a formatar o projeto do Instituto do Audiovisual – Escola de Cinema Darcy Ribeiro, inaugurada em 2002 no Rio de Janeiro.

No Congresso Brasileiro de Cinema – CBC, atua já há 3 mandatos, e atualmente é Diretora Financeira no biênio 2011/2013.

Integrou o Conselho Superior de Cinema, do qual fez parte por dois mandatos como representante da infraestrutura até 2010.

Defendeu e propôs a inclusão do PRÓ-INFRA – Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Infraestrutura e do Audiovisual, criado pela Lei nº 11.437/2006, como um dos mecanismos de aplicação de recursos do FUNDO SETORIAL DO AUDIOVISUAL – FSA, que permite a ampliação e atualização de equipamentos modernos que acompanhem as mudanças tecnológicas em nível internacional.

Ajudou a desenvolver um modelo específico de crédito para o setor e iniciou, junto ao BNDES, uma campanha que defende a criação de uma carteira mais ampla de financiamento para o audiovisual – o PRO-CULT, criado em 2006.

Foi convidada a participar do Conselho Deliberativo da Cinemateca Brasileira, do qual faz parte, sendo eleita pelo 3º mandato consecutivo, assim como da Associação dos Amigos da Cinemateca, onde tem como meta a criação do Museu da Tecnologia do Cinema, com início das atividades previstas para este ano.

Participou da fundação e é membro efetivo do Conselho Deliberativo da Academia Brasileira de Cinema desde seu início, em 2002.

Em 2012, participou da Comissão de Seleção do Edital de Cinema do BNDES para documentários, curtas e longas-metragens e da Comissão de Seleção da Área “Festivais de Cinema” do Edital Petrobrás.

NOVAS ATUAÇÕES NO MERCADO AUDIOVISUAL

DIRETORA COMERCIAL DA FOCOBR

Inaugurada em 2013, a FocoBr – Centro de Treinamento Audiovisual é a concretização de um sonho antigo de Edina e tem como missão a capacitação de mão de obra para a indústria brasileira do audiovisual. Localizada no bairro da Moóca, em São Paulo, a FocoBr chega para suprir a necessidade de formação técnica dos profissionais da indústria audiovisual, oferecendo cursos de iniciação, especialização e aperfeiçoamento em técnicas diversas da produção audiovisual. Além disso, a FocoBr valoriza o capital tanto quanto os recursos tecnológicos. A idealização é de Edina em parceria com outros três sócios: LM Stein; Rodolfo Fischer e Flavio Costa.

http://www.focobr.com

 

SÓCIA-DIRETORA DA ORIGAMI CULTURAL

ORIGAMI CULTURAL chega para prestar serviço inédito ao mercado de projetos culturais e suprir uma importante lacuna dentro do setor auxiliando criadores, roteiristas, diretores e até produtores de projetos culturais em todos os caminhos burocráticos que tanto tempo tomam dos profissionais ligados ao setor artístico. E também no desenvolvimento de projetos de Complexos Audiovisuais, Centro de Produção e Tecnológico de Audiovisual, Centro Cultural Multimídia e Multiuso, Escola criativa.

Com conhecimento no desenvolvimento de pólos produtivos e de formação, com diferentes interesses, sendo eles; Comerciais, Culturais, e de Formação, podendo ser: Auto sustentáveis; Empresas público privadas; de economia mistas ou privadas, com ou sem participação de incentivos culturais e leis de fomento.

“Acreditamos que o artista, o roteirista, enfim, o criador de um projeto cultural tem que estar com sua mente e o seu tempo livres para criar, e não para se envolver em processos burocráticos. Desta parte cuidamos nós”, afirma Edina Fujii.

“Nossos serviços se estendem a todos os produtores da área cultural, sejam eles de cinema, artes plásticas, livros, exposições, música, etc. Afinal, a palavra Origami, em japonês, é a junção de ori (dobrar) com kami (papel). E a nossa função é exatamente esta: “dobrar” cuidadosamente todos os papéis da burocracia para que eles viabilizem, como um belo origami, uma obra de arte”, explica Edina.

www.origamicultural.com.br

CONSULTORA E REPRESENTANTE COMERCIAL DA CIARIO

Centro de Infraestrutura Audiovisual do Rio, um espaço de mais de 3.000 m2 idealizado para criar novas alternativas para o desenvolvimento do mercado audiovisual no Rio de Janeiro e no Brasil.

Era necessário unir as principais soluções de infraestrutura audiovisual em um só lugar então foi criado um espaço amplo e inteligente, formado por diversas empresas fornecedoras do que há de melhor e mais avançado em equipamentos, acessórios, tecnologias e insumos, para que os projetos possam ser executados com a máxima agilidade e considerável redução de custos.

Empresa que hoje continuo contribuindo com a revelação de novos talentos e apoiando os filmes em produção associados e apoios culturais  a toda cadeia Audiovisual.

Os apoios culturais e prêmios em serviços de locação de iluminação, revelando os novos talentos. Que em 2012 se somaram 32 Festivais Brasileiros e 02 Brasileiros  Internacionais mais o evento da Academia Brasileira de Cinema.

http://www.ciario.com.br/

 

PRÊMIOS E HOMENAGENS RECEBIDOS

1998

Prêmio Mercosul – Grupo Brasil: pelo conjunto de iniciativas de incentivo ao cinema e viabilização de projetos audiovisuais, tanto no mercado interno quanto para o bloco Mercosul – Festival Cinesul.

2000

Homenagem pelo incentivo ao curta-metragem com o recebimento do troféu no X Cine Ceará.

2005

Homenagem com recebimento do Troféu Guarnicê no 28º Festival Guarnicê de Cinema, em São Luis – MA.

2007

Homenagem no III Festival Tudo Sobre Mulheres.

2008

Homenagem “Mulheres no Cinema Brasileiro” na 3ª Mostra de Cinema de Ouro Preto.

Homenagem “Personalidade do Cinema Brasileiro” no Festival de Canoa Quebrada – CE – IV Curta Canoa.

2009

Prêmio Maurice Legeard pela contribuição ao cinema brasileiro no Festival Santista de Curtas-Metragens – 7º Curta Santos.

Homenagem “mãe do cinema” em reconhecimento pela determinação no desenvolvimento para viabilização do audiovisual. 14º FAM – Florianópolis Audiovisual Mercosul.

Homenagem especial pela parceria e incentivo ao audiovisual brasileiro, com entrega do Troféu “Ver ou não Ver” – 9º Curta SE – Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe.

2010

Homenagem recebida nos 10 anos do Fórum dos Festivais.

Homenagem em reconhecimento das ações em prol do cinema brasileiro no 10º Goiânia Mostra Curtas.

Homenagem pelo apoio aos 17 anos do Festival, no 17º Vitória Cine Vídeo.

2011

Homenagem pelo desempenho e cooperação no Congresso Brasileiro de Cinema recebida no 6o FAIA – Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual.

468 ad

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

468×60 bottom
Anuncie aqui 728×90