Festival Brasileiro de Filmes de Aventura, Turismo e Sustentabilidade

468×60 top

Conheça um pouco dos filmes que estão concorrendo ao troféu FATU 2013

LOGOFATUselecionados

PROFISSIONAL:

1. BELO MONTE, ANÚNCIO DE UMA GUERRA – Duração: 104’ Direção: André D’Elia. Sinopse: Um filme financiado pelo público, do Xingu para o mundo. Trata-se de um envolvente documentário que tem como foco a luta dos povos indígenas por terra, respeito e preservação ambiental.

2. FLOR – Duração: 37’ Direção: Sílvio Toledo. Sinopse: Guilherme é um palestrante sobre meio ambiente numa pequena cidade paraibana que recebe um pedido do prefeito para fornecer um parecer a respeito de um sítio arqueológico presente numa área florestal da cidade. O sítio é alvo de uma disputa jurídica pela posse da terra e uma grande construtora deseja construir um condomínio de luxo naquela região em detrimento do meio ambiente.

3. AVENTURAS A BORDO DO VELEIRO PAPA-LÉGUAS – Duração: 74’ Direção: Marcelo de Paula. Sinopse: O Mar sempre despertou a curiosidade humana. Navegantes e as condições de vida durante suas jornadas renderam inúmeros livros e filmes. Curiosidades e dificuldades do dia-a-dia de uma tripulação de seis pessoas a bordo do Veleiro Papa-Léguas, durante quatro meses de travessia do Oceano Atlântico, quando o barco percorreu 15.284 km de estrada d´água.

4. EM BUSCA DE UM LUGAR COMUM – Duração: 80’ Direção: Felippe Schultz Mussel. Sinopse: Anunciadas mundo afora como principal cenário das mazelas sociais brasileiras, as favelas cariocas se consolidaram como um dos pontos mais visitados do Rio, produzindo não só uma remodelação dos roteiros turísticos tradicionais, mas uma mudança nas memórias que os estrangeiros guardam da cidade.

5. JARDIM SUSPENSO – Duração: 8’ Direção: Isaac Donato. Sinopse: Garoto desafia a ecologia das cidades. Novas plantas e árvores germinam dia a dia. Ele terá que se adaptar à paisagem urbana.

6. REMAR É – Duração: 74’ Direção: Valério Fonseca. Sinopse: Um passeio pelos clubes de regata do Rio de Janeiro. Suas glórias de outrora, feitos importantes, atletas e dificuldades atuais. O dia-a-dia dos remadores profissionais e amadores…a natureza e o remo…

7. GOSTO DE SAL – Duração: Nassau de Souza. Sinopse: O documentário “Gosto de Sal”, conta a história da viagem do navegador Wlademir Juliano Treis vindo da Sardenha para o Brasil a bordo de um pequeno veleiro de madeira de 8 metros de comprimento. Cenas do cotidiano a bordo de uma pequena embarcação que se encontra nas mais diversas situações, típicas de uma viagem transoceânica, além dos medos e ansiedades vividos por um homem que decide levar a própria família para uma grande aventura marítima.

8. JOÃO SURÁ – Duração: 26’ Direção: Lia Marchi. Sinopse: O documentário registra as tradições culturais e o dia a dia da comunidade quilombola de João Surá, localizada no Vale do Ribeira, entre Paraná e São Paulo. Os habitantes mais velhos do quilombo contam seus desejos e sonhos para a preservação de sua cultura ancestral nas novas gerações que continuam vivendo nesta distante localidade.

9. EM CIMA DA CIDADE, EMBAIXO DA MONTANHA – Duração: 15’ Direção: Rodrigo Dutra, Federico Gonzo, Angela Pastore. Sinopse: Como interagir hoje com a montanha? Não é cômoda de se viver, o tecido sócio econômico é fraco e a cidade se transforma numa opção irrenunciável. Os jovens vão embora, as fábricas fecham e as festas morrem. Ficam as casas sem inquilinos, o turismo de pic-nic e os motoqueiros de passagem

10. GIGANTES DA ALEGRIA – Duração: 12’ Direção: Ricardo Rodrigues e  Vitor Gracciano Sinopse: Os “Gigantes da Alegria” desfilam todos os anos na Sapucaí, na escola de samba Embaixadores da Alegria, abrindo o desfile das campeãs do carnaval. Cerca de duas mil pessoas portadoras de deficiência física se transformam nos embaixadores da alegria nesse dia.

11. CERRADO ALÉM DA NÉVOA – Duração: 25’ Direção: Christian Spencer e Marc Egger. Sinopse: O filme apresenta um novo gênero de documentário, onde a poderosa beleza natural e o mistério do lugar aliados a visão artística e a pulsante trilha sonora original constroem e ditam o roteiro.

12. HARMATAN – ESCALADAS BRASILEIRAS NO DESERTO DO SAHEL – Duração: 21’  Direção: Eliseu Frechou. Sinopse: Conta a saga brasileira na conquista de novas rotas no Mali, África. Em 1996, 2006 e 2012, três expedições de montanhistas brasileiros viajaram a região de Hombori e Douendza para abrir novas vias numa região entre a área em desertificação e o deserto do Sahel, onde está uma das maiores concentrações de paredes rochosas do planeta.

13. MEMÓRIA DE RIO – Duração: 14’ Direção: Roney Freitas. Sinopse: “ Destino, predestinações… meu destino. Estas águas Do meu Tietê são abjetas e barrentas,Dão febre, dão morte decerto, e dão garças e antíteses. ”

14. VERDE VENTO – Duração: 12’ Direção: Marcos Carvalho. Sinopse: Uma cidade é despertada pela misteriosa recitação de Verde que te quero verde, de Garcia Lorca. O poema encanta a população, mas irrita uma autoridade local que expulsa o Poeta da cidade. O Recitador se vai, mas a vida das pessoas que o escutaram nunca mais será a mesma.

15. ENTRE, LUA, A CASA É SUA! – Duração: 13’  Direção: Marcos Carvalho e Edineia Campos. Sinopse: Luiz Gonzaga é levado ao Céu pelos personagens retratados em suas canções. No caminho, ele precisa superar as armadilhas e artimanhas do Cão.

16. AERODINÂMICOS – Duração: 25’ Direção: Carlos Normando. Sinopse: A saga de três amigos de Limoeiro do Norte-CE que, mesmo sem verba e nem formação específica, realizaram o sonho de projetar e voar em aeronave construída por eles.

17. VIVER, EXPERIMENTAR, SENTIR – Duração: 11’ Direção: Juliano Carpeggiani. Sinopse: Esta é a história de duas pessoas que vivem com o pé na estrada. Pedro é um jovem fotógrafo que está viajando pelo mundo atrás da imagem que capture uma emoção. Sofia é uma jornalista do centro do País que vive o dia-a-dia corrido em uma assessoria de imprensa de uma grande cidade. Ela está em férias e busca tranqüilidade e espiritualidade para escrever um livro.

18. PEIXE MONSTRO – Duração: 7’ Direção: Augustto Gomes. Sinopse: Beto um valente ribeirinho e seu compadre Chique resolvem capturar um misterioso “Peixe Monstro” que está aterrorizando a comunidade ribeirinha. Compadre Beto quer a todo custo fisgar o “Peixe Monstro” e o compadre Chique bastante medroso quer a todo custo fazer o amigo desistir da idéia.

19. H20 – Duração: 9’ Direção: Moacyr Massulo. Sinopse: A Amazônia tem a maior bacia hidrográfica do mundo e o desperdício de água começa a interferir nos sonhos e na realidade de um cidadão amazonense.

20.CAMINO INCA- Duração: 3’ Direção: Felipe Carrelli. Sinopse: Construída pelos incas há cerca de 500 anos, a Trilha Inca é hoje um dos trekings mais procurados do mundo. Seu destino final é Machu Pichu, mas seu segredo está no caminho.

21. RAÍZES E TRADIÇÕES – Duração: 19’ Direção: Pedro Barbosa. Sinopse: Típico estilo de road movie, o curta metragem retrata de forma bem humorada as aventuras e os personagens entrevistados e fotografados durante viagem de Salvador a Aracaju que teve como objetivo registrar a cultura imaterial do Brasil.

22. O PAU DA BANDEIRA – Duração: 20’ Direção: Felipe Wenceslau e Augusto Pessoa. Sinopse: Há mais de um século a tradição se mantém viva, eles percorrem toda a cidade, dezenas de grupos folclóricos, inúmeras manifestações culturais, milhares de pessoas se encontram na festa de Santo Antônio, em Barbalha Ce.

23. TRILHA PERDIDA – Duração: 18’ Direção: Wildes Sampaio. Sinopse: Uma aventura pelas lendas de um arquipélago no meio do Atlântico.  Cinco jovens desbravam Fernando de Noronha e se envolvem em altas aventuras numa trilha em busca de um tesouro perdido.

24. PAISAGEM CARIOCA – VISTA DO MORRO – Duração: 71’ Direção: Marco Antonio Pereira. Sinopse: Documentário realizado em 2012 e 2013, após a cidade do Rio de Janeiro receber da UNESCO o título de “Patrimônio Mundial como Paisagem Cultural”, relação entre homem, cidade e natureza. Retrata a interação dos moradores das favelas pacificadas em áreas nobres da cidade, com brasileiros e estrangeiros “do asfalto” que as adotaram, como lar, local de trabalho ou de lazer.

25. ENTRELINHAS – Duração: 15’ Direção: Felipe Duque. Sinopse: Uma visão da prática do Slackline na cidade de Niterói – RJ – Brasil em suas várias modalidades: highline (slackline em grandes altitudes), longline (slackline em grandes extensões) e trickline (manobras). Com depoimentos de grandes expoentes do esporte residentes na cidade.

26. LAGOA DO PEIXE: A LAGUNA DAS AVES Duração: 19’ Direção: Havita Rigamonti. Sinopse: De um lado o Oceano Atlântico, do outro a Lagoa dos Patos. É no meio dessas águas que está localizada a Lagoa do Peixe. Uma extensa planície costeira com uma formação arenosa construída pela oscilação das marés. É nesta Laguna que milhares de Aves buscam abrigo e alimentação. São aproximadamente 240 espécies sendo 26 delas migratórias. Elevada a Parque Nacional desde 1986 para proteger este, que é um dos maiores santuários de aves migratórias do hemisfério Sul.

27. A TERRA DA LUA PARTIDA (THE BROKEN MOON)Duração: 52´ Direção: MARCOS NEGRÃO & ANDRÉ RANGEL. Sinopse: No coração do Himalaia, Sonam, um velho nômade, vive com sua tribo em uma das mais adversas e isoladas regiões do mundo, mas uma repentina mudança no clima está secando a maioria dos rios e transformando muitos dos vales em desertos. Incapaz de sobreviver da forma tradicional e testemunhando o colapso do seu povo, Sonam inicia uma desesperada busca por respostas e soluções para mudar o seu destino.

28 . NOS CONFINS DO BRASIL E DO MUNDO – Duração: 75’ Direção: Marco Shiavon. Sinopse: O filme mostra as dificuldades e os problemas enfrentados por pessoas que, por sua opção profissional, são obrigadas a abrir mão do convívio social natural para viverem isolados da civilização. Um trabalho desconhecido da maioria da população, mas fundamental para alavancar o progresso e a ciência, e garantir a segurança e a soberania do país.

AMADOR:

29. O LOGRO – Duração: 20’  Direção: Ig Uractan Freitas Carvalho. Sinopse: Andar pelo cerrado seco vai além de dar meio bando de passadas. O menino, que nem sabe o que tem ora de casa, vai entender o que é viajar para a lasca do diabo. Ele descobrirá que essa jornada tem mais logro e coió que uma cabeça, arrochada no sol, pode imaginar.

30. A LUNÁTICA VIDA DE UM MARISQUEIRO – Duração: 8 ‘  Direção: Beatriz Lindenberg. Sinopse: Um dia na vida de um catador de sururu, cheio de imaginação. Alunos e professores da rede pública de Cariacica estão descobrindo através do cinema uma forma de cuidar do manguezal. Por meio de oficinas de audiovisuais, as crianças aprendem a utilizar as técnicas básicas de animação para produzir curtas-metragens inspirados na preservação deste ecossistema litorâneo.

31. DE PAI PARA FILHO, UMA LIÇÃO DE ECOLOGIA – Duração: 10’ Direção: João Carlos dos Reis. Sinopse: De pai para filho- pai da aula de ecologia ao fazer uma vitamina de frutas para o filho

32. BAJA MINAS – Duração: 4’ Direção: Raoni A. Castro. Sinopse: A bordo de um Fusca Baja, dois irmãos saem em busca dos variados esportes na região do Sul de Minas Gerais.

33. ALÉM DO LIMITE – Duração: 46’ Direção: Gerson Lopes Palhares. Sinopse: Com os assassinatos de Fausto e Sandoval, Ciro assumiu o comando do Colégio “Nova Era” e deu início ao seu plano ambicioso de criar um exército de clones melhorados geneticamente. Dois anos se passaram até que Silvana, a bibliotecária, descobriu e roubou o diário de Ciro com todas as informações sobre o projeto de clonagem e passou a chantageá-lo.

SÉRIE PARA TV:

34. DE MACAÉ PARA OS BRAÇOS DE DERCY – Cicloturismo de Trilha Pesada – Duração: 15’  Direção: Eduardo Almeida. Sinopse: Reportagem sobre evento que consolidou o Cicloturismo de Trilha Pesada no Brasil, organizado pela BikeRo e Licenciado pela FECIERJ. Em 2 dias de pedal, mais de 200 Km no percurso Macaé – Santa Maria Madalena – Macaé, no norte do Estado do Rio de Janeiro. Reportagem exibida pelo canal Woohoo em abril de 2013.

35. VIAJE COMIGO – ANTÁRTIDA – Duração: 26’ Direção: Peter Goldschmidt. Sinopse: Episódio da série Viaje Comigo gravado na península Antártica. Mostra os principais atrativos da região e a rica fauna do continente gelado que inclui baleias, focas e pingüins.

36. PROGRAMA ANIMARE –EP. 1/16 – Duração: 10’ Direção: Marcelo Branco. Sinopse: O Programa Animare é apresentado por Professor H. Q. e ÔNUS, o animadróide do futuro, diretamente da Estação Espacial Gaya. Assista aos curtas produzidos por crianças e jovens e os bastidores das Oficinas F7 de Animação. No quadro Tempus Fugit, conheça as origens históricas do cinema de animação..

37. ÍNDIO – Duração: 6’ Direção: Coletivo Brasileirando. Sinopse: Já diria um antropólogo que “no Brasil todo mundo é índio, exceto quem não é”. Mas, afinal, o que define o índio está no adorno, no olhar, no sangue? Ou seria índio um estado de espírito?

38. VIDA KALUNGA (Brasileirando ep. 5) – Duração: 7’ Direção: Coletivo Brasileirando. Sinopse: A alegria colore as bandeiras e soa nos tambores. Mesmo não tendo as facilidades da vida urbana, o kalunga demonstra orgulho de ser exatamente quem é.

39. KUARUP MANIFESTO – Duração: 13’ Direção: Pedro Saldanha Werneck. Sinopse: Lideranças do Alto Xingu fazem um manifesto durante o Kuraup 2012, pelos direitos indígenas. As nascentes dos formadores do Rio Xingu estão ameaçadas por causa das plantações de soja ao sul do parque. Denunciam que água do Xingu está contaminada por agrotóxicos dessas fazendas.

40. O MUNDO SEGUNDO OS BRASILEIROS – Duração 50’ Direção: Mariano Feijoo. Sinopse: Cidades estrangeiras através da perspectiva de pessoas de nosso país que fizeram daquele lugar seu novo lar. É uma chance de viajar o mundo da maneira que sempre desejamos: guiado por alguém que mora no local e tem informações privilegiadas, mas ao mesmo tempo compartilha da nossa cultura e tradição.

JUVENIL ESCOLA:

41. SEU DITO E A CANOA CAIÇARA EM Parque da Mangueira  Alunos: Marissol Vargas Conceição, Maurício Santos do Nascimento, Larissa Silva Eleutério Pinto, Ana Júlia Vianna Nascimento e Alice Vitória Souza de Freitas. Professores: Eduardo di Napolli, Elisângela Aires. Sinopse : Símbolo do estilo de vida caiçara, a canoa é personagem de uma história de cultura, sustentabilidade e amor pela natureza. Figurando como personagem de algumas controvérsias ecológicas, esse patrimônio da cultura paratiense está sempre presente no cotidiano do caiçara.

42. EM Theóphilo Rameck. 

43. AS AVENTURAS DO CAMINHO DO OURO – EMEF Ministro Sérgio Mota – Pantanal Alunos participantes: Aparecida Barbosa dos Santos, Eliezer  Miguel  Costa dos Santos, Rafaela Carvalho dos Santos Alves, Daniele da Silva Solano Siqueira, Erick dos Santos Godoy,Isaque Fileti, Erica Fileti, Luciana Cruz Souza, Josilene Vitoria Mariano dos Santos Professor: Thiago Ferraz Rocha Lopes. Sinopse: Fomos atrás de aventuras, descobrindo o Caminho do Ouro, achamos histórias, cachoeiras, alambiques e até um caminho do ouro em miniatura.

44. BELEZAS E HISTÓRIAS DE PARATY EMEF Prof. Pequenina Calixto Alunas:  Laís Albuquerque F. de Souza, Emilly Helen da Silva Santos, Vanessa Pimenta da Conceição Professora: Rita de Cássia Ricardo dos Passos. Sinopse: Duas jovens chegam em Paraty atrás de imagens que capturem belezas e histórias da cidade para a realização de um trabalho escolar. Não só encontram belas paisagens, fatos históricos como também, lendas de arrepiar.

45. EM Cilencina Rubem de Mello

46. EM Praia Grande

47. EM Maria Jacome de Melo

48. EM Theóphilo Rameck               

ANIMAÇÃO:

49. O CASAMENTO DA ARARINHA AZUL – Duração: 38’ Direção: Marcelo Branco. Sinopse: Uma emocionante história de amor e lealdade sobre uma ararinha-azul, cujo marido é capturado por traficantes de animais em extinção, logo após o casamento. Ela contará com a ajuda de Ará, um menino mágico, e da turma do Sacurá Futebol Clube para reencontrar seu amado Ararinho. Baseado na obra literária de Angelo Machado.

50. TRANSPOSTAL – Duração: 10’ Direção: Ariane Piñeiro, Benício Ramos, Irson Pedro Júnior e Marinéia Anatório. Sinopse: Postais de Vitória em ação…

51. A VIDA NO MANGUE – Duração: 8’ Direção: Beatriz Lindenberg. Sinopse: A ocupação do manguezal através de décadas.  Alunos e professores da rede pública de Cariacica estão descobrindo através do cinema uma forma de cuidar do manguezal.

52. A TEMPORADA – Duração: 5’  Direção: Erick Grigorovski. Sinopse: No que parecia ser apenas mais um dia de escalada, Waldo se depara com um desafio que logo se transforma em sua grande obsessão. Durante toda a temporada, ele trabalha em busca do que acredita ser sua maior conquista. Pelo menos até encontrar um novo projeto de vida.

53. ÊTA, BICHO HOMEM – Duração: 1’  Direção: Marcelo Branco. Sinopse: O progresso insustentável do ser humano sob o olhar de uma onça-pintada. Produzido por crianças e jovens do Instituto Politriz, em uma Oficina F7 de Animação 2D, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

54. QUERO NADAR – Duração: 2’ Direção: Vinicius Vedovotto. Sinopse: Conta a historia de garotos que encontram problemas na água em que vão nadar.

55. CASA DE FARINHA – Duração: 12’ Direção: Gilmara Kiria. Sinopse: Casal de antigos sai da roça de mandioca, vai para casa de farinha transformar a mandioca em farinha e depois levam para cidade para negociá-la.

56. TERRA, CUIDE DESSA BOLA – Duração: 12’ Direção: Cacinho (Acacio Alves Pinto Junior). Sinopse: O envolvimento e o cuidado com o meio ambiente, numa crítica ao consumo e o desperdício. Dois meninos e um idoso, vão nos passar a mensagem que temos que repensar nossos hábitos e costumes, para que nossos filhos possam ter um planeta sustentável.

CONVIDADOS (não participam de competição):

57. CANOAS CAIÇARAS – Duração: 6’. Direção: Dinho Silva. Sinopse: meio de transporte usado por este antigo povo brasileiro (quase em extinção) na luta pela sua existência.

58. A LUTA CONTINUA –  Duração: 10’. Direção: Dinho Silva. Sinopse: Homens que lutam pela sua auto suficiência na floresta produzem alimentos orgânicos em harmonia com a natureza em um mundo globalizado.

59. MARIA DELLA COSTA – Duração: 25’ Direção: Luiz Carlos Lacerda. Sinopse: Um programa da série Retratos brasileiros do Canal Brasil Prod. de 2009 da Matinê Filmes para o Canal Brasil/Globosat Roteiro e Direção Luiz Carlos Lacerda Fotografia e Camera Alisson Prodlik Edição Marise Farias Com Maria Della Costa, Tania Brandão, Ney Latorraca e Juca de Oliveira Canção : Tudo isso é Paraty, de José Kleber. Biografia da atriz gaúcha que iniciou sua carreira como modelo, fez sucesso no teatro e no cinema .Foi a primeira atriz a ter uma companhia e um  teatro próprios. Precursora na montagem de textos de autores brasileiros (Jorge de Andrade), e a encenar pela primeira vez no Brasil autores como Brecht, Sartre. Arthur Miller e Plinio Marcos. Perseguida pela Censura da ditadura militar, retirou-se na cidade histórica de Paraty nos anos 70, dedicando-se à hotelaria, onde vive até hoje.

60. EXPEDIÇÃO PHOENICIA – Duração: 104’ Direção: Yuri Sanada. Sinopse: Pela primeira vez em milhares de anos, um navio a vela fenício voltou a navegar, para comprovar que uma lenda contada no ano 450 a.C. pelo grego Heródoto pode ser verdadeira. Segundo essa lenda, o Faraó Egípcio Necho II contratou os Fenícios, em 600 a.C., para saber se a África era de fato cercada de água por todos os lados. Este projeto internacional deu a volta na África, com apoio do Museu Britânico, Universidade de Oxford, Royal Geographical Society, entre outras entidades.

468 ad

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

468×60 bottom
Anuncie aqui 728×90