Festival Brasileiro de Filmes de Aventura, Turismo e Sustentabilidade

468×60 top

Escolas de Paraty recebem Oficina de Vídeo

escola7

No Brasil a cada 3 dias tem início um festival de cinema. O FATU é um dos poucos festivais de cinema brasileiro que forma público jovem através das oficinas de vídeo especiais, onde alunos da rede municipal e estadual, montam equipes e produzem eles mesmos filmes em suas comunidades, sobre temas do FATU. Escolas são selecionadas para receber a Oficina de Vídeo e participar com seus filmes.

A diferença principal é que estes filmes da categoria Infanto-Juvenil são exibidos na grade normal de programação do Festival, junto com as demais produções profissionais e amadoras. Estes filmes produzidos pelos jovens da região concorrem entre si pelos prêmios de Melhor Filme Juvenil-Escola e Melhor Filme Juvenil-Escola do Júri Popular.

escola6

Os alunos, ao realizarem um filme, não têm apenas a iniciação a uma profissão, mas exercitam o que sabem de português, artes, geografia, história e outras matérias. E ao trabalharem em equipe, do  início  ao  fim  do  projeto,  aprendem  sobre  ética,  eficiência, economia, liderança, negociação e responsabilidade.

Outro bônus das Oficinas de Vídeo do FATU é colocar as escolas em contato mais direto com a comunidade ao seu redor, e os alunos com os pontos turísticos, comércio e empresários de sua cidade.

escolas4

A categoria “Juvenil-Escola” é própria para alunos de escolas da região onde o FATU é realizado. Estas escolas participam gratuitamente das oficinas de vídeo,  e fazem suas produções para concorrer entre si, formando assim mais de 100 jovens cineastas a cada edição.

Em Paraty as oficinas já foram realizadas e ministras pela produtora da Aventuras Produções Vera RP Sanada, pelo Dinho Silva, diretor de cinema e produtor do FATU em Paraty e pelo Plínio, editor e colaborador do FATU em Paraty.

Escolas1

As escolas foram selecionadas pelo Marco Antonio- Secretário Adjunto de Educação de Paraty em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura e a Prefeitura da cidade que buscou os alunos na escola, ofereceu lanche e os levou até o SIMPA, onde os jovens tiveram a oficina de vídeo e cada escola recebeu o empréstimo de uma filmadora Panasonic.

escola3

As escolas participantes são:

EM Parque da Mangueira
EM Theóphilo Rameck
EM Ministro Spergio Mota
EM Professora Pequenina Calixto
EM Cilencina Rubem de Mello
EM Praia Grande
O FATU tem o apoio da Prefeitura de Paraty e de toda a comunidade.
logoPrefParaty
468 ad

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

468×60 bottom
Anuncie aqui 728×90